Conjunto Penal de Barreiras inicia aulas presenciais

No dia 06 de agosto o Conjunto Penal de Barreiras recebeu representantes do Colégio Estadual Duque de Caxias para dar início à retomada das aulas presenciais na Unidade e apresentar os professores aos internos. Ao todo, 70 internos estão cursando as aulas nos turnos matutino e vespertino, nos eixos da alfabetização, ensino fundamental e médio. As aulas iniciaram em 2021, de forma remota e assíncrona.

Os alunos estavam ansiosos para o retorno às aulas. Para Vinicius*, “a educação pode me ajudar a não voltar a cometer crimes”. Já Gustavo*, esperava pelo retorno das aulas para finalizar o Ensino Fundamental e diminuir sua pena.

A pedagoga da Unidade, Debora Macedo, acredita que “educar é muito mais que transmitir conhecimentos, é possibilitar a formação de cidadãos, promovendo a transformação dos alunos”.

Além dos representantes do Colégio, participaram do evento o Diretor da Unidade, major César Elpídio Almeida, e os gerentes operacional e administrativo da Socializa, Marcos Silva e Marcilia Menezes, respectivamente, e a equipe de pedagogos da Unidade. Durante o evento, foram entregues aos internos uma recordação preparada pelos professores.

O Colégio Estadual Duque de Caxias está localizado no bairro Vila Funcionários, no município de Barreiras, e atende cerca de 900 alunos, nos Ensinos Fundamental e Médio.

Todas as atividades respeitam os protocolos de segurança para a prevenção da COVID-19, preconizados pelas autoridades sanitárias.

*Os nomes citados no texto são fictícios preservando a identidade dos internos.