CPBA REALIZA TORNEIO DE FUTSAL COM INTERNOS

O Conjunto Penal de Barreiras (CPBA), por meio do setor Educação Física, iniciou, no mês de dezembro, um torneio de Futsal, com organização do profissional responsável, Ruy Douglas Rodrigues Sotero. O torneio se deu em encontros semanais, nos períodos matutino e vespertino, com a presença do professor responsável.

Para um melhor desenvolvimento da atividade, optou-se por atender a pequenos grupos por vez, utilizando a divisão já estabelecida no local, que consistia em três galerias: A, B e C com 14 equipes em cada uma dessas.

Após a realização de uma reunião para estipulação das regras da atividade proposta e escolha da arbitragem, contando com a participação dos internos para auxiliar o professor, foi feito um sorteio entre os times, definindo-se os confrontos entre as equipes.

As partidas foram realizadas num período de 24 minutos, ou seja, dois tempos de 12 minutos, e no formato denominado “mata-mata” (neste método de disputa, as equipes se enfrentam em partidas, o vencedor continua no campeonato e o perdedor está automaticamente desclassificado).

Ao final do torneio, a competição ocorreu de forma saudável, notando-se que a atividade proposta agradou muito os internos, já que proporcionou um momento de lazer e distração.

O esporte

Ao contrário do futebol de campo, o futsal é adaptado às quadras e os times contam com cinco jogadores por equipe, contando com o goleiro. Pelo fato da quadra ser menor, o praticante realiza durante a partida, dribles curtos e rápidos, com muito domínio da bola, o que exige maior esforço muscular e resistência física.

A prática do futsal pode auxiliar ainda no funcionamento dos sistemas do corpo, como o digestivo, imunológico, nervoso, muscular e respiratório, trazendo como benefício em longo prazo a redução dos riscos de desenvolvimento para doenças cardíacas, diabetes e Hipertensão.

Além de ser uma boa maneira de socialização, o futsal traz muitos benefícios à saúde como, por exemplo:

–Relaxamento (além da descontração os movimentos praticados durante a atividade fazem o corpo aliviar o estresse);

–Condicionamento físico (ganho de força física, hipertrofia muscular, resistência cardiovascular e muscular);

–Agilidade (a prática do futsal também melhora a flexibilidade, coordenação, mobilidade articular, reflexo, agilidade e concentração).

– Aprimoramento cognitivo e intelectual (a prática do futsal auxilia o jogador no desenvolvimento cognitivo e intelectual, sendo um dos seus grandes benefícios o aumento da concentração: o jogador precisa prestar atenção a diversos detalhes ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de foco);

Os jogadores são constantemente instigados a tomar decisões, como em qual lugar da quadra se posicionar para receber um passe, com qual parte do corpo dominar a bola, em que direção se deslocar para receber um passe sem a marcação do adversário, para qual colega passar a bola quando ela estiver em seu domínio, qual adversário marcar, como realizar essa marcação, e essa tomada de decisões constante ajuda a desenvolver o raciocínio.