CPVC INICIA PROJETO CONTRA O TABAGISMO

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa até 90% de todos os cânceres de pulmão e é um fator de risco significativo para acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos mortais.

         Os produtos de tabaco que não produzem fumaça também são responsáveis pelo desenvolvimento de câncer de cabeça, pescoço, esôfago e pâncreas, assim como muitas patologias buco-dentais. O tabagismo é considerado uma doença pediátrica, pois 80% dos fumantes começam a fumar antes dos 18 anos. No Brasil, 20% dos fumantes começaram a fumar antes dos 15 anos

         Diante deste problema de saúde, o setor de Psicologia do Conjunto Penal de Vitória da Conquista, através do psicólogo Diego Barbosa, devido a grande demanda dos reeducandos que relataram ao profissional nas consultas e acompanhamento de rotina o desejo de parar de fumar, foi idealizado um projeto terapêutico com os mesmos para iniciar o processo.          Após reunião entre o CPVC e CAPS-AD foram disponibilizados testes para serem aplicados aos reeducandos que fazem parte do projeto. Após a aplicação, o CAPS-AD liberou os adesivos de Nicotina para serem entregues aos reeducandos.