SIPAT ORIENTA COLABORADORES SOBRE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS OCUPACIONAIS NO CPBA

No mês de Setembro foi realizado no Conjunto Penal de Barreiras a 1ª SIPAT – Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho. O momento foi voltado para orientação e prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A SIPAT é o resultado da necessidade de olhar para os colaboradores, no sentido de compreender que além das suas atribuições pertinentes ao trabalho há outras demandas, a exemplo da saúde física e mental, bem como a manutenção de um ambiente salubre e ergonômico.

A Gerência Administrativa, por meio do setor de RH, a Gerência Operacional e o Corpo Técnico da empresa Socializa no CPBA, junto com a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (CIPA), organizaram uma programação que contemplasse todas as demandas dos colaboradores referentes à saúde física e mental.

O maior recurso de uma organização é o capital humano, sendo assim são necessárias estratégias para direcionar atenção e cuidados aos funcionários. As patologias ligadas ao trabalho associam-se diretamente à baixa produtividade e também ao afastamento do funcionário das suas atividades laborativas, causando consequências negativas tanto para a empresa quanto para o colaborador e seu grupo familiar. Nesse sentido percebe-se que se as empresas não se movimentarem para direcionar atenção e cuidados aos seus colaboradores, estima-se o aumento de profissionais desmotivados e adoecidos.

Sendo assim, a 1ª SIPAT buscou, por meio de uma programação diversificada, trazer, através de profissionais interdisciplinares, apresentações e discussões de temáticas ligadas a saúde física e mental, bem como as peculiaridades do ambiente de trabalho. Fizeram-se presentes profissionais da área de Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Psiquiatria, Farmácia, Pedagogia e Serviço Social, trazendo palestras interativas e educativas sobre saúde física e mental, palestras motivacionais, orientações técnicas, rodas de conversas, sorteios de brindes, realizações de testes rápidos, aferiç&at ilde;o de pressão arterial, apresentações artísticas, campeonato de futsal e outros serviços.

Acredita-se que o objetivo principal da ação foi atingido, que era de orientar os funcionários sobre questões de saúde e segurança com o propósito de reduzir o número de acidentes e doenças ocupacionais.
Para os membros da CIPA, foi de grande satisfação a organização deste evento, relatam que cada detalhe foi feito com muito carinho, e esperam organizar mais eventos, atividades e propostas de trabalhos voltadas aos colaboradores do Conjunto Penal de Barreiras.

cp2

cp3

cp3

cp4

cp5

cp6

cp7