RODA DE CONVERSA NO CPVC ORIENTA PARA O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

O uso inadequado de medicamentos é um dos maiores problemas enfrentados mundialmente. Estima-se que mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou, vendidos de forma inadequada, e que boa parte são utilizados incorretamente, acarretando em altos índices de intoxicação. Com isso, foi criado nacionalmente o Dia Racional de Medicamentos, 05 de Maio, no intuito de conscientizar a população a respeito da necessidade de utilizar os medicamentos com a devida prescrição. Entende-se que há uso racional de medicamento quando pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas em doses adequadas, devido as suas necessidades individuais, por um período adequado e com menor custo.

Pensando na população privada de liberdade, foi realizado no dia 10 de Maio, no Conjunto Penal de Vitória da Conquista – CPVC, pela Farmacêutica Lorena Oliveira, Coordenador do Posto de Saúde Rafael Dominguez e a Terapeuta Ocupacional Amanda Letícia, uma Roda de Conversa com os “monitores de saúde”, conscientizando-os sobre o uso adequado dos medicamentos, onde o uso excessivo ou o sub-uso de medicamentos resulta em riscos para a saúde, além de desperdício de recursos financeiros.

Também foi orientado a respeito da necessidade e a importância da prescrição médica. As dúvidas a respeito de algumas classes de medicamentos mais utilizados na unidade, foram devidamente sanadas e foi enfatizado quanto as consequências da automedicação, algo que ocorre com frequência na unidade.

Ao final da roda de conversa, os “monitores de saúde” foram simbolicamente certificados, na intenção de motivá-los a repassarem para os demais as informações que obtiveram durante o  momento de aprendizado. Além disso foi entregue aos “monitores de saúde”, um folder contendo informações relevantes abordadas no encontro, para que assim eles consigam fixar melhor o tema discutido.

redb reda