CPVC INICIA PROJETO DE TEATRO

O Conjunto Penal de Vitória da Conquista coloca em prática mais uma atividade laboral, a Oficina de Teatro Ocupacional. Tendo como referências o Psicodrama, de Jacob Levy Moreno, e o Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, as aulas são ministradas pelo professor Rogério Leandro aos internos sentenciados, e tem como um dos objetivos promover a espontaneidade.

Embora mais conhecido por seu aspecto espetacular – o teatro que é feito para apreciação estética num palco ou não – na oficina é abordada a vertente teatro terapêutico, quando o praticante é convidado a “vivenciar” e refletir experiências imitativas da vida. Essa variante ocupacional possibilita aos internos enxergar os problemas vivenciados a partir de outros ângulos, refazendo as abordagens, discutindo-as em grupo.

Nas aulas os participantes são convidados a experimentar e emprestar o próprio corpo físico e voz para evidenciar situações-problemas. A cada encontro um tema é dado e os exercícios, sob a forma de jogos dramáticos são praticados. Ao final, os temas trabalhados são pontuados com reflexões em grupo.

Os internos participantes foram avaliados e selecionados pela Terapeuta Ocupacional e Psicologas que compõem a equipe multidisciplinar do CPVC.

social2