COMEÇA O ANO LETIVO NO CONJUNTO PENAL DE ITABUNA

Teve início na segunda-feira (18), para as mulheres, e na terça-feira (19) para os homens, as aulas do ano letivo 2019 no Conjunto Penal de Itabuna (CPI). Os estudantes foram recepcionados pela coordenadora de Educação do CPI, Maria do Carmo Vasconcelos, e pela assistente social Rubnea Vieira. Funcionam na unidade duas escolas anexas, da rede pública do estado e do município – Colégio Estadual de Itabuna e Escola Lourival Oliveira, com um total de 349 matriculados.
Os alunos, principalmente os novatos, foram informados dos benefícios previstos em lei, a exemplo da remição de dias da pena pelo estudo. “Então, é um benefício duplo: além da instrução, da reconstrução do ser, por meio da educação, como um bem que cada um leva para sua vida, estudar também ajuda na redução da pena”, comentou a coordenadora.
Para isso, reforçou a coordenado Maria do Carmo, é importante que os estudantes tenham uma frequência regular, uma vez que a pena só é remida mediante a comprovação da frequência. Por outro lado, como em qualquer estabelecimento de ensino formal, há a previsão de reprovação por faltas. “De toda maneira, do ponto de vista pedagógico e até dos benefícios jurídicos, frequentar a escola ajuda a todos”.
Em uma ação paralela, foi realizada a distribuição de kits de higiene bucal, com dicas de escovação e de higiene para os estudantes.