CPMS REALIZOU CAMPANHA DEZEMBRO VERMELHO

Durante o mês de dezembro, a equipe Biopsicossocial do Conjunto Penal Masculino de Salvador (CPMS), realizou ações dinâmicas e informativas sobre a Campanha Nacional “Dezembro Vermelho”, mês dedicado à prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Além da ornamentação do tema em toda unidade, o corpo técnico organizou a Gincana Vermelha, contemplando os internos de todas as galerias dos Pavilhões I e II no dia 19/12/2018 em ambos os turnos.
Seguindo a temática da Campanha Nacional em concomitância ao Espírito Natalino, cada setor abordou seus eixos, apresentando a dinâmica do semáforo aos internos (verde para afirmativo, amarelo para dúvida e vermelho para negativo),premiando os “acertos” com brindes, a exemplo de escovas e cremes dentais.
O setor Jurídico fez uma acerca dos direitos de pessoas portadoras do vírus e da síndrome, como o acompanhamento médico e medicação gratuita. O setor Pedagógico abordou a importância do programa de inclusão e respeito à diversidade na sociedade. Já a Enfermagem (incluídos Farmácia e Médico) discorreu sobre o tratamento medicamentoso e possíveis definições das patologias e suas formas de contágio, além de encaminhamentos.

A Terapia Ocupacional tratou da prevenção de acidentes de trabalho e da utilização adequada de materiais perfuro-cortantes. Por sua vez, a Odontologia informou sobre os possíveis contágios pela via oral, doenças rotineiras, como herpes e sífilis, orientação à escovação correta, além do uso de enxaguante bucal. Por fim, o setor de Psicologia aos aspectos fundamentais do acompanhamento psicológico ao paciente portador da patologia e sua aceitação.
A campanha Dezembro Vermelho foi encerrada com a distribuição de preservativos, cartilhas e educativas para todos os familiares dos internos e colaboradores da unidade.

c4

c3

c2

c5