POPÓ VISITA O CPMS E MINISTRA PALESTRA PARA OS INTERNOS

No dia 26 de novembro, o Conjunto Penal Masculino de Salvador teve a honra de receber o tetra campeão mundial de Boxe Acelino Popó de Freitas. O campeão palestrou para os internos da unidade, abordando sobre a importância de superação por meio do esporte e lhes contou a sua história de vida.

No decorrer do evento houve momentos de descontração mas também de reflexão com os internos, sobre seus atos. Popó abriu o coração e externou seu sofrimento com o pai, que era alcoolista, lembrando de sua mãe faxineira e com tantos irmãos. Afirmou que chegaram a passar fome, a casa que morava nem banheiro tinha.

Ele contou como o Boxe se tornou uma forma de ganhar dinheiro e saciar a fome de toda sua família. A partir daí, observando vários exemplos de colegas influentes que treinavam boxe, ele começou a treinar e ganhar gosto pelo esporte e investir na sua carreira.

Popó contou como vislumbrou a possibilidade de tirar a sua família da condição de miséria, ganhando R$ 400,00 por luta, fazendo sempre as preliminares.

O multicampeão revelou que nunca bebeu e nem fumou e ainda hoje, aos 43 anos, não tem nenhum tipo de vício. Contou que vive com sua família de forma confortável, através do esporte. Mantém sua academia com atividades sociais, colaborando na prevenção de jovens e adolescentes a não atuarem no mundo do crime.

Estiveram presentes o diretor da unidade, Paulo Salinas, o diretor-adjunto, Vinicius, o gerente administrativo Glauber Albuquerque e a coordenadora de Saúde, Herondina Gondim. A equipe biopsicossocial do Corpo Técnico (Ana Cristina Guimarães – psicóloga; Alex Pereira – Educador Físico; Ivie Coelho – terapeuta ocupacional; Renécia Figueiredo – coordenadora Pedagógica) e o técnico de informática, Fu Lin.

popo3

popo2