ENCERRAMENTO DO NOVEMBRO AZUL NO CPVC TEVE ATENDIMENTOS E PALESTRAS

O Conjunto Penal de Vitória da Conquista (CPVC), através do Corpo Técnico, em parceira com a Gerência Operacional, realizou uma ação com 50 internos da unidade, com idade superior a 45 anos. A ação foi realizada no encerramento do mês de novembro, alusão ao Novembro Azul, campanha nacional de combate ao câncer de próstata.

Na ação foi realizada uma palestra elucidando aos internos o que é o câncer de próstata, fatores de risco, prevenção e forma de tratamento. Logo após foi exibido um vídeo sobre a história do novembro azul. A ação também contou com a participação de um Educador Físico, onde foram ensinadas tipos de alongamento e sobre a importância da atividade física e alimentação para colaborar na prevenção.

Além disso, foi realizado atendimento de enfermagem, aferição de pressão arterial e glicemia, bem como coleta de PSA dos internos participantes. No mesmo momento, foi realizada uma dinâmica e uma palestra social, com a psicóloga e assistente social, respectivamente. No encerramento da palestra foi realizada aplicação de flúor pelo odontólogo do CPVC.

Prevenção

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem realizar o exame de sangue (PSA) e o toque retal, através de um urologista.

IMG_2425

IMG_2459

IMG_2442