FUNCIONÁRIOS DO CONJUNTO PENAL DE ITABUNA SÃO CAPACITADOS PARA USO DE DESFIBRILADOR CARDÍACO

O Posto de Saúde Penitenciário (PSP) do Conjunto Penal de Itabuna acaba de receber diversos equipamentos, entre os quais um desfibrilador e um monitor cardíaco. São equipamentos necessários para o que se chama de “suporte de vida”, utilizados em casos de paradas cardiorrespiratórias entre outros.

Para garantir o melhor uso e o pleno atendimento às possíveis necessidades de intervenções, foi realizado, na manhã de quarta-feira (17), a capacitação “Suporte Básico e Avançado de Vida, com ênfase na utilização do desfibrilador e monitor cardíaco”.

A capacitação foi ministrada pela enfermeira Jhenifer Soares, pós-graduada em Urgência e Emergência, e foi direcionada aos enfermeiros e técnicos de enfermagem da unidade, que atuam no PSP.

A recapacitação do quadro de funcionários é uma exigência constante em ambientes de segurança, a exemplo do Conjunto Penal, e está prevista no acordo em Convenção Coletiva, realizado entre a Socializa – Soluções em Gestão, e o sindicato que representa os monitores de ressocialização e demais funcionários dos presídios estaduais operacionalizados pela empresa.

O diretor do Conjunto Penal de Itabuna, capitão PM Adriano Valério Jácome da Silva, destaca a importância desse e das demais recapacitações realizadas com os funcionários da unidade.

“É dever do Estado e direito do cidadão privado de liberdade ter assistência à saúde, prestada por profissionais capacitados. É isso que fazemos aqui, para além da exigência do acordo entre a empresa cogestora e o sindicato. O Conjunto Penal de Itabuna tem realizado vários cursos e recapacitações nas diversas áreas, a exemplo de relações interpessoais, primeiros socorros e combate a incêndios”.

capacitacao desfibrilador1