CONJUNTO PENAL DE BARREIRAS PARTICIPA DE TREINAMENTO PARA APRIMORAR OS CUIDADOS AOS INTERNOS PORTADORES DO HIV

Na manhã de sexta-feira (28) no CTA (Centro de Testagem e Acolhimento) foi realizado um treinamento ministrado pelo coordenador Farmacêutico da unidade CTA, Dr. Dalton Soares da Silva Júnior e a Técnica de Enfermagem Rita Cassia, contando com a participação dos profissionais da Socializa no CPBa, a farmacêutica Juliana Silva Vieira e o Técnico de enfermagem Cristiano Dos Santos Macedo. O treinamento viabilizou para a equipe de saúde do Conjunto penal, maiores informações sobre o estabelecimento de um ciclo diferenciado para coleta adequada das amostras para testes.

A partir do dia 09/10/2018 o Conjunto Penal de Barreiras contará com esta aprimorarão no procedimento no intuito de viabilizar uma coleta mais segura dentro da unidade, com este avanço o deslocamento do reeducando até o Centro de Testagem e Acolhimento será eliminado.

Este treinamento apresenta os procedimentos e as técnicas, recomendados pelo Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, do Ministério da Saúde, para identificação, coleta, preparo, armazenamento e transporte de amostras de sangue para testes sorológicos e quantificação de células CD4 e da carga viral. Ao mesmo tempo, um alerta para os critérios de controle de qualidade e os cuidados de biossegurança indispensáveis para o desempenho de suas tarefas.

Embora a prevenção seja a melhor alternativa para diminuir a incidência das doenças sexualmente transmissíveis e da transmissão do vírus do HIV, o diagnóstico e tratamento precoces diminuem as complicações e os efeitos psicossociais dessas patologias.