CONJUNTO PENAL DE BARREIRAS REALIZA AULA INAUGURAL DO PRONATEC PPL

Com objetivo de trabalhar a efetiva reinserção social por meio da qualificação profissional o Conjunto Penal de Barreiras realizou nesta segunda (24) a 1º Aula Inaugural do Pronatec 2018 para pessoas privadas de liberdade (PPL). Inicialmente foi ofertado o curso de pedreiro de alvenaria para os reeducandos do CPBa.

A Pedagoga da Socializa na unidade, Débora Macedo iniciou a aula dando boas vindas e ressaltando em suas palavras a importância do curso profissionalizante para eles que se encontram privados de liberdade e que todo esforço será de grande valia para retornarem à sociedade. “É um resgate de cidadania, então é importante que possamos fazer essa oferta, e a parceria entre os ministérios é fundamental para isso”.

O diretor do CPBa, Major Cesar Elpídio do Sacramento, relatou aos reeducandos que a intenção dele e de toda a equipe é que eles regressem ao convívio social com uma profissão digna e legalizada, ressaltando ainda as novas parcerias que estão por vir, com novos cursos profissionalizantes.

A aula contou com a presença da coordenadora do Pronatec, Zenaide Martins, apresentando as informações relativas aos cursos, suas disciplinas além dos professores Sr. Carlos Correia Ribeiro de Lima Junior e Sra. Rosana Morais Macedo.

O projeto é resultado da parceria entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Administração Penitenciária – SEAP e a Socializa, o que viabilizou a oferta dos cursos de Pedreiro e Alvenaria para os reeducandos do CPBA. Com duração de aproximadamente 250 horas entre aulas teóricas e práticas após o termino, os concluintes serão certificados profissionalmente pelo Pronatec.

sea