PROJETO REMIÇÃO PELA LEITURA ESTÁ MAIS UMA VEZ INSERIDO NO CONJUNTO PENAL DE LAURO DE FREITAS.

O Projeto Remição pela Leitura no Conjunto Penal de Lauro de Freitas está mais uma vez presente dentre as ações de ressocialização da unidade. A equipe da Socializa no CPLF, através do setor de pedagogia, incentiva o reeducando a prática da leitura, leitura essa que perpassa inicialmente pela remição, acreditando nos benefícios que a leitura propicia ao indivíduo e no seu caráter ressocializador.

A remição da pena pela leitura consiste em conceder ao apenado a redução de quatro dias de sua pena total, caso ele pratique a leitura de obra clássica, literária ou filosófica no período de trinta dias.

A leitura é monitorada por profissionais da educação, e ao final do período de leitura, o apenado deverá confeccionar uma resenha ou um relatório. E, caso alcance a média imposta para aprovação, fará jus à remição de quatro dias de sua pena.

A arte de ler é a troca do ócio pela leitura, o despertar pela leitura e o gosto pelo estudo, almeja-se que este programa de remição pela leitura seja mais do que simplesmente ler um livro para ocupação, distração ou remição de pena, uma vez que é inegável o papel conscientizador que a educação exerce no desenvolvimento das relações sociais, imprescindível para a construção da individualidade humana. Os investimentos neste projeto são contínuos viabilizando a consolidação e efetividade desta prática.

aa2

aa3