CONJUNTO PENAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA INICIA MAIS UMA ETAPA DO PROJETO “A SAÚDE MENTAL DO IDOSO EM SITUAÇÃO DE CARCERE”

“A ideia é acolher ainda mais esse grupo, visando humanizar o cotidiano desses encarcerados bem como resgatar seus valores, que são muitas vezes esquecidos. ” [ Dra. Rhayssa Bessony ]

O envelhecimento deve ser visto como uma fase normal da vida, repleta de realizações e felicidades. Entretanto, inegável que é ele responsável por inúmeras limitações físicas e até mesmo mentais, sendo indispensável que sejam elas levadas em consideração em toda e qualquer abordagem que se faça em relação ao idoso.

Acrescentem-se, a esses aspectos, as incapacidades próprias do envelhecer que inevitavelmente alcançam idosos encarcerados, culminando, pois, para uma maior necessidade de promoção e proteção à saúde. Apesar de não se restringirem a idosos presos, tais incapacidades parecem ser evidenciadas com mais facilidade e, às vezes, até potencializadas, pelo encarceramento.

Com este proposito o Conjunto Penal de Vitória da Conquista iniciou no mês de agosto, mais uma fase do projeto “A Saúde mental do Idoso em situação de Cárcere”, mantendo a proposta de encontros quinzenais, os encontros serão ministrados pelo setor de psicologia da Socializa na unidade.

“A ideia é acolher ainda mais esse grupo, visando humanizar o cotidiano desses encarcerados bem como resgatar seus valores, que são muitas vezes esquecidos. ” Dra. Rhayssa Bessony.

São realizadas rodas de conversa com os reeducandos, a fim de ouvir de cada um deles os pontos que mais querem trabalhar nos demais encontros; e no final deste bate-papo, são executadas dinâmicas de grupo com o objetivo de reforçar a autoestima individual. Para os idosos da unidade, o projeto é sempre muito proveitoso e segundo os mesmos, é um momento de valorização e de reflexão interna.