CONJUNTO PENAL DE VITORIA DA CONQUISTA REALIZA CAPACITAÇÃO PARA TESTAGEM CLINICA DA HANSENIASE

O Conjunto Penal de Vitoria da Conquista, através de parceria com o Centro de Apoio e Atenção à Vida/CAAV, realizou, nessa quarta-feira, 24, a 1º Capacitação para testagem clinica da Hanseníase em âmbito prisional. Os profissionais participantes tiveram também informações detalhadas sobre os sintomas e as especificidades da doença, que apesar de conhecida de modo geral, ainda é estigmatizada pela maioria das pessoas.
Trata-se de uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo País. É transmitida através das vias aéreas superiores de uma pessoa doente e sem tratamento para outra. Aloja-se na pele e nos nervos periféricos, o que causa desde feridas, perda de sensibilidade no local das mesmas, incapacidades e até mesmo deformidades físicas.
A capacitação contou com a presença de médicos e enfermeiros do CAAV e conforme a Coordenação de Saúde do CPVC, Mércia Mendonça (SEAP) e Ana Reis (SOCIALIZA) o objetivo desse encontro é capacitar os profissionais no diagnóstico através da testagem clínica e tratamento da hanseníase. O diagnóstico de pessoas portadoras de hanseníase deve ser realizado o quanto antes, esse encontro irá nos capacitar para atualizar a situação epidemiológica dessa patologia no CPVC.

003

001