PARCERIA COM CERPAT OFERECE TESTES RÁPIDOS DE DSTS A INTERNOS DO CONJUNTO PENAL DE ITABUNA

 “Fazemos um trabalho de conscientização, sobre a importância de cada um ter o conhecimento sobre sua condição de saúde. Vamos agendar os próximos encontros, a fim de cobrir toda a nossa população”.
[Jhenifer Soares – Coordenadora de Enfermagem do CPI]

Dentro da programação do Dezembro Vermelho – mês e cor dedicados à prevenção à aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) –, foi realizada, na manhã de terça-feira (5), a primeira etapa do projeto Dezembro Vermelho no CPI, com a presença de 21 internos, que se interessaram em participar voluntariamente do projeto. Os exames de testagem rápida englobam aids, sífilis e hepatite C.

A ação, desenvolvida em parceria do Conjunto Penal com Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat), prevê a realização de testes rápidos para detecção de DSTs na população carcerária durante todo o mês de dezembro.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem do CPI, Jhenifer Soares, o interno tem o direito de fazer o teste, assim como também de se recusar. “Fazemos um trabalho de conscientização, sobre a importância de cada um ter o conhecimento sobre sua condição de saúde. Vamos agendar os próximos encontros, a fim de cobrir toda a nossa população”.