NOVEMBRO AZUL LEMBRA IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA NO CPLF

Novembro é mês de conscientizar os homens sobre a importância do cuidado e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Com o intuito de estimular os reeducandos a superar a vergonha em relação ao assunto e cuidar da saúde, a equipe técnica do Conjunto Penal de Lauro de Freitas realizou diversas ações ao longo do mês. A programação incluiu mutirões para esclarecer dúvidas e palestras.
O interno, J.M.S.F destacou a importância de campanhas como esta para prevenção da saúde do homem. “É muito bom para tirar as dúvidas e ensinar sobre como é importante fazer os exames em dias, aí os homens terão mais qualidade de vida”, ressaltou.
Por ocasião da ação, como em anos anteriores, os funcionários da empresa SOCIALIZA, utilizaram o laço azul símbolo da campanha e contribuíram para a conscientização a um dos tipos de câncer que mais afetam os homens. Eles também assistiram a uma palestra, que tratou sobre os diversos problemas de saúde na vida do homem e como podem ser prevenidos.
Os aspectos culturais, como o machismo, têm impacto no diagnóstico e controle da doença, muitas vezes associada com a perda da virilidade. Como consequência, há o isolamento e a baixa autoestima do paciente que, não raro, tem dificuldade para buscar ajuda médica e durante o tratamento precisa se afastar das atividades laborais.

cplf3

cplf4

cplf2

cplf5