IDOSOS EM SITUAÇÃO DE CÁRCERE” ENCERRA PRIMEIRA ETAPA NO CPVC

O projeto “Idosos em situação de cárcere” no CPVC encerrou a sua primeira etapa no CPVC, criado pela psicologia e enfermagem, que ao decorrer das ações contou com a participação do educador físico, terapia ocupacional e jurídico.
Foram desenvolvidas palestras, rodas de conversa, exibição de vídeos e estimulo a leitura apresentando um retorno muito positivo por parte dos internos para os profissionais envolvidos.

Após os encontros, todos relataram que transmitiam o que era passado para os outros das celas, resultando em tranquilidade no convívio deles.

A prevenção contra a depressão existe, foi e continuará sendo cultivada em todos os encontros da equipe de saúde com os idosos.

Novos talentos para as atividades ocupacionais e artesanato foram descobertos,  a presença do educador proporcionou momentos de relaxamento supervisionado através de atividades físicas.

Através de aferições da pressão arterial, peso e glicemia dos idosos participantes do projeto a equipe proporcionou um controle e prevenção frente aos quadros de hipertensão e diabetes.

Sucesso absoluto

A partir dessa forma de visualizar a saúde no sistema prisional, e o papel que um profissional da área da saúde, pode exercer nesse ambiente, pretende-se trazer, neste projeto, o início de uma reflexão que se busca qualificar como ética, cidadã, de ordem político-social, sobre a presença de idosos, agora abrangendo também internos na faixa etária entre 20 e 40 anos no sistema carcerário, assim como apontar aspectos do comprometimento de sua saúde, e que se colocam à problematização.

Isso tudo trazido no sentido de contribuir para garantir direitos de uma mais digna condição de vida aos encarcerados.

idoso2