CPI PARTICIPA DA CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO CONSELHO DA COMUNIDADE

Foi realizada, na tarde de terça-feira (20), a solenidade de instalação do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais de Itabuna (Conap-Itabuna), com a posse de seus membros. O Conjunto Penal de Itabuna (CPI) participou da cerimônia, com o diretor-adjunto, Bernardo Cerqueira Dutra, compondo a mesa alta do evento.

A Socializa também participou do evento, com o gerente operacional Yuri Damasceno, o supervisor de segurança Alan Brito, a terapeuta ocupacional Camila Nascimento, a assistente social, Alba Regina, e a coordenadora de Educação, Maria do Carmo Vasconcelos.

O que é

O Conap é um órgão colegiado, composto por representantes de diversas entidades da cidade, que funcionará como órgão de acompanhamento e fiscalização das ações do Conjunto Penal, propondo soluções e encaminhando demandas junto ao próprio CPI, aos órgãos do estado afeitos ao sistema prisional, assim como também aos órgãos do município, como secretarias da Educação, da Assistência Social e da Saúde.

A atual configuração do Conap é diferente das experiências anteriores do Conselho da Comunidade, como previsto na Lei de Execuções Penais. De acordo com a promotora Cleide Ramos, da Vara de Execuções Penais e uma das principais idealizadoras do novo formato, a principal diferença é que possui personalidade jurídica. “Isso permite que possamos, por exemplo, fazer convênios e projetos, inclusive captando recursos, para aplicação em ações de ressocialização dos reeducandos custodiados no Conjunto Penal”, explicou.

Diretoria

Confira o nome dos novos membros da Diretoria do Conap e a instituição que cada um representa:

Ivone Gouveia Montenegro Souza (Presidenta) – Lions Clube Grapiúna

Ricardo Borges de Santana (Vice-Presidente) Associação Grapiúna dos Paraplégicos

Margarida Maria Alexandre Mangabeira (Diretora Financeira) – Academia Grapiúna de Letras de Itabuna

Davi Pedreira (Diretor Jurídico) – Pastoral Carcerária

Maria Eneida F. Nascimento (1ª Secretária) – Igreja Adventista do 7º Dia

Moacir Borges Dias (2º Secretário) – Centro Espírita Casa de Guará

 

Fonte: www.otrombone.com.br