CPVC INICIA 1º CICLO DE PALESTRAS EDUCATIVAS SOBRE O EFEITO ORGÂNICO E PSICOSSOCIAL DO USO ABUSIVO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

A Socializa buscando oferecer uma formação complementar aos agentes penitenciários, corpo técnico e administrativo sobre o uso, abuso e os efeitos orgânicos e psicossociais que as substâncias psicoativas provocam na vida íntima e social iniciou através do setor de Psicologia o Projeto Psicoeducativo que visa atuar na prevenção, orientação e possíveis cuidados da saúde física e mental dos agentes penitenciários, do corpo técnico/administrativo do Conjunto Penal de Vitória da Conquista.

PALESTRA: 01
Nesta quarta-feira (17.05) foi ralizada a 1º palestra com o tema: Uso e abuso de álcool: efeitos orgânicos e sociais
Quando se fala dos problemas relacionados com o álcool, é importante distinguir os termos uso, abuso e dependência. A palavra uso refere-se a qualquer ingestão de álcool. A Organização Mundial de Saúde (OMS) usa o termo baixo risco de uso de álcool, para se referir à ingestão de álcool dentro dos parâmetros médicos e legais, que geralmente não resulta em problemas relacionados à bebida. O abuso de álcool é um termo geral para qualquer nível de risco, desde a ingestão aumentada até a dependência do álcool. O abuso de álcool pode produzir danos físicos ou mentais à saúde, mesmo na ausência de dependência.
Já a dependência do álcool é uma síndrome que consiste em sintomas relacionados ao funcionamento mental, comportamental e psicológico. O diagnóstico da dependência do álcool dever ser feito apenas se três ou mais das seguintes situações foram experimentadas ou exibidas durante um período de 12 meses.

a9684287-b134-4540-a057-330e6290bcec