EQUIPE DE PSICOLOGIA DO CPVC REALIZA VISITA TÉCNICA NA APAC DE PEDRA AZUL – MG

No dia 20 de abril, das 8h às 19h, a equipe de psicologia do CPVC realizou uma visita técnica a APAC de Pedra Azul no estado de Minas Gerais, juntamente com os discentes do VII semestre do curso de Psicologia da Faculdade Mauricio de Nassau. Na oportunidade foi observado o modelo prisional alternativo e a rotina dos recuperandos.
Da experiência vivenciada, a equipe pode observar a importância da laborterapia desenvolvida. Outro fator relevante que contribui para o reencontro do recuperando com a sociedade é a obrigatoriedade da conclusão do ensino médio. É promovido também o acesso a cursos profissionalizantes, oficinas de arte, terapias da realidade, entre outros. Observou-se como fator de disciplina o não uso de gírias/ dialetos comuns no sistema prisional convencional.
Das ações aplicadas na APAC destaca-se a importância da ocupação qualitativa da horas diárias dos recuperandos, a criação de recursos financeiros para ajudar na manutenção da família e o suporte desenvolvido pelo setor de psicologia através do projeto “Valorização humana”. Com base nessa vivência, a equipe elaborou ações a serem implantadas no próximo trimestre no CPVC. São elas:

• Implantação do projeto piloto “Grupo Reflexivo de Combate à Violência de Gênero”, com os internos sentenciados que cometeram crimes de gênero;
• Projeto Terapêutico de Pintura: parceria entre psicologia e pedagogia;
• Projeto Terapêutico “A Saúde Mental do Idoso em situação de cárcere”.

mg2