INTERNOS DO CPI SÃO CERTIFICADOS EM CURSO DE PADEIRO PELO PRONATEC

a1

Foi realizada, na quarta-feira (27), no Centro de Educação e Ressocialização do Conjunto Penal de Itabuna, a cerimônia de certificação de sete reeducandos no curso profissionalizante de Padeiro. O curso, oferecido pelo Pronatec e Secretaria Estadual de Educação, teve duração de três meses.
O diretor-adjunto Bernardo Dutra parabenizou a todos os concluintes e anunciou que há a possibilidade concreta de que alguns deles sejam contratados pela unidade própria prisional, por meio da empresa Socializa, que operacionaliza o Conjunto Penal em parceria com o Estado. Dutra representou o diretor Adriano Valério Jácome da Silva, que se encontrava em agenda externa, com o juiz da Vara de Execuções Penais, Antônio Carlos Maldonado Bertacco.
Um dos internos certificados declarou que o curso abre novas possibilidades para a vida. “Somos todos muito gratos à Socializa, ao Pronatec e à direção do presídio, por essa oportunidade. Muito além de nossa passagem por aqui, esse curso vai nos ajudar para a nossa vida lá fora. Por isso queremos, sim, ter o máximo de prática, e agradecemos se essa contratação se concretizar”, discursou.
Os coordenadores e o professor do curso foram unânimes ao afirmar que a experiência foi muito positiva. “Nossa expectativa era uma, até de certa forma receosa, mas aqui fomos surpreendidos pelo acolhimento de todos, inclusive dos alunos, e podemos dizer que saímos com uma impressão totalmente diferente, muito satisfeitos com os resultados e com todo o processo”, observou o coordenador local do Pronatec, Lucaseri Ribeiro.
Já a coordenadora do NTE-5, observou que a educação é o caminha para transformação do ser humano, e a certificação à qual os internos fizeram jus, é a prova disso. “Sou educadora há 40 anos e posso dizer que esse é o melhor caminho para vocês e para todos. Parabéns pela conquista e sigam nesse caminho”.
Participaram do evento o diretor-adjunto do CPI, Bernardo Cerqueira Dutra, os coordenadores do Pronatec Roberval Bonfim Almeida, representando o gerente do Pronatec Prisional, José Antonio Souza Matos, (estadual) e Lucaseri Ribeiro (local), além da coordenadora do Núcleo Territorial de Educação (NTE), professora Josefina Castro. Ainda prestigiaram a cerimônia o professor do Pronatec Mateus Valete, e o empresário de panificação Júlio César Santos.
Estiveram presentes ainda os gerentes operacional e administrativo da Socializa, Yuri Damasceno e João Sobral, a coordenadora de Educação do CPI, Maria do Carmo, bem como o representante da Gerência Jurídica da empresa, Iago Borba, e diversos funcionários, representando o Corpo Técnico, administrativo e segurança.

Certificacao Pronatec (1)

a1