CONJUNTO PENAL DE LAURO DE FREITAS REALIZA 1° MUTIRÃO DE SAÚDE COM FOCO PARA TESTE RÁPIDO.

pen1

Nos dias 01 e 02 de outubro de 2018, o Conjunto Penal de Lauro de Freitas e a Socializa promoveram o 1° MUTIRÃO DE SAÚDE COM FOCO PARA TESTE RÁPIDO DO CPLF, em parceria com o centro de testagem e aconselhamento da secretaria de saúde do Municipio

 

Os testes rápidos (TR) para triagem diagnóstica de infecções sexualmente transmissíveis como sífilis, hepatite B, hepatite C e HIV estão disponíveis, no Brasil, para todo cidadão brasileiro ou estrangeiro residente no país. Os fluxogramas que utilizam testes rápidos, como testes, permitem o diagnóstico precoce dessas infecções, reduzindo o risco de transmissão a outras parcerias, além de propiciar o início mais precoce do tratamento e monitoramento adequado da infecção.

Os manuais técnicos contendo os fluxogramas e as orientações para o diagnóstico da infecção pelo HIV, das hepatites B e C e da sífilis são aprovados, pelas portarias normativas do Ministério da Saúde, SVS/MS nº 29/2013, 25/2015 e 2.012/2016 respectivamente, recomendadas para todos os serviços públicos e privados do país.

Durante o período da ação, foram realizadas 200 (duzentas) testagens rápidas para HIV; sífilis; hepatites B e C. Na oportunidade, os reeducandos receberam orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, bem como total apoio psicológico. Houve ainda a entrega de preservativos e aferição de pressão arterial.

pen2